sábado, 4 de outubro de 2014

S. PAULO RS COMPLETA 106 ANOS . PARABÉNS CATURRITA RIOGRANDINO !!!


1908

“Adolpho Corrêa, Bartholomeu Casanova, Hermenegildo Bernardelli, Antônio Furlanetto e outros, juntamente com o jovem Alexandre Lempek, de apenas 17 anos, não poderiam imaginar que a atitude de fundar um clube de futebol popular na cidade do Rio Grande pudesse chegar ao centenário. Alexandre não pode assinar a ata de fundação, por ser menor de idade.
O grupo de jovens entusiastas do novel esporte introduzido no início do século XX por alemães e ingleses, levou ao proletariado formado por filhos de imigrantes portugueses, italianos, espanhóis e poloneses, na sua maioria funcionários da Viação Férrea do RS, o desejo de participar da prática do futebol. Impedidos de fazer parte pela elite que dominava o comando do então jovem SC Rio Grande, restava-lhes assistirem aos treinamentos na saída das oficinas onde trabalhavam.

Eis que na primavera de 1908, quando assistiam a um dos treinos, viram que um chute mal dado fez a bola parar nas macegas do campo fronteiro ao cemitério local. O menino Alexandre, ajudante de ajustador, foi escalado pelos mais velhos a ficar de plantão, na torcida de que o precioso objeto importado fosse esquecido. Terminado o treino, não deu outra, a bola perdida foi recolhida e entregue aos jovens idealistas, que às 14hs do dia 4 de Outubro de 1908, fundaram o Sport Club São Paulo, em terreno à Rua Rheingantz, fronteiro ao Cemitério Católico, que pertencia a Companhia Auxiliar dos Caminhos de Ferro do Brasil.”
O trecho transcrito acima foi retirado do livro “Um século de futebol popular – A história do Sport Club São Paulo” do jornalista e escritor Willy César. A história da fundação e dos 106 anos de história do clube, demonstra que o futebol popular é e sempre será o rótulo principal desejado por aqueles que vivem essa paixão.

A redenção rubro-verde veio em 1933. Em 19 de Novembro, SC São Paulo e Grêmio FBPA entraram no gramado do Estádio dos Eucaliptos em busca do título estadual daquele ano. Darcy Encarnação mais uma vez mostrou que era o melhor atleta em atividade no momento e com dois gols, levou o clube papareia a conquista do título. A cidade de Rio Grande recebeu seus campeões com festa, as ruas da cidade foram tomadas..

Em 1985, o título da Copa Bento Gonçalves. Na semi-final, com o primeiro jogo ocorrendo no Estádio Olímpico, um empate com gols. No jogo de volta, o Leão vence o Grêmio no Estádio Aldo Dapuzzo e decide o título contra o SC Internacional. Uma vitória no Beira-Rio e um empate com gols em casa dão ao rubro-verde o troféu da competição que comemorava o sesquicentenário do fim da Revolução Farroupilha.
Os gols mágicos de Milhão, sua habilidade abstrata e o encanto dos torcedores por aqueles times de 2000/01, jamais serão esquecidos. O estivador com vocação para artilheiro, artilheiro da segunda divisão em 2000, com 13 gols, ajudaria à fundo seu grupo na manutenção da equipe na primeira divisão do gauchão.Salve o S. Paulo 106 anos de glórias.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SCSP
Guilherme Rajão

Nenhum comentário:

Postar um comentário