terça-feira, 28 de outubro de 2014

G.E. BRASIL O GIGANTE DOS PAMPAS, LUTOU E CONSEGUIU A SUA VAGA NA SÉRIE "C". A CBF TINHA TIRADO INJUSTAMENTE.

Recepção da torcida do Brasil de Pelotas após acesso à Série C de 2015
Um dos gigantes no futebol do Rio Grande do Sul, o Brasil de Pelotas tem na sua história uma vitória diante do campeão mundial e carrasco da Seleção Brasileira, o Uruguai, em 1950. Jogando no estádio Centenário, o time gaúcho marcou com Darci e Mortosa, em um jogo que acabou 2 a 0 para os brasileiros.

Assim como o Londrina, adversário nesta semifinal da Série D, o ‘Xavante’ já disputou a Série A do Campeonato Brasileiro na década de 80. Depois de grandes campanhas e um terceiro colocado polêmico na elite do futebol nacional, o Brasil caiu de rendimento e acabou rebaixado no Campeonato Gaúcho em 1995.

Um episódio triste também marcou a história do clube gaúcho: a morte de Claudio Milar no dia 15 de janeiro de 2009. Quando voltava de um jogo-treino para pelotas, o ônibus da delegação caiu do um barranco em Canguçu e provocou a morte de Régis Gouveia Alves, zagueiro do clube, Giovanne Guimarães, preparador de goleiros, e Milar, ídolo e artilheiro do Brasil, com 111 gols.
Este trágico episódio foi um divisor de águas para o Grêmio Esportivo Brasil. Depois do acidente, o clube caiu muito de rendimento e acabou na 20ª posição da Segundona Gaúcha e ainda na 14ª colocação da Série C de 2010. Mas o pior ainda estava por vir. Em 2011, no ano do centenário, o ‘Xavante’ acabou rebaixado na competição nacional pela suposta escalação irregular de Claudio. Até hoje o clube não aceita a exclusão.
Só em 2013 o Brasil de Pelotas ‘voltou aos trilhos’. Depois de sagrar-se campeão da Divisão de Acesso no Campeonato Gaúcho, o clube continuo investindo no time e viu o resultado agora em 2014, quando terminou na terceira posição do estadual e assegurou a vaga na Série D.
A torcida do Brasil de Pelotas é conhecida como ‘Xavante’ pois em 1946, em um clássico com o Pelotas, conhecido como Bra-Pel, os torcedores presentes no estádio do rival invadiram o gramado após uma vitória de virada por 5 a 3, conquistando o Campeonato Citadino de Pelotas. As cores rubro negras (vermelho e preto) são as mesmas usadas pelos índios Xavantes.
Durante toda a Série D, os torcedores do clube gaúcho sempre estiveram presentes junto com o time. Seja em Taguatinga, na festa do acesso ainda na Boca do Jacaré, seja na recepção do elenco em Pelotas, com uma festa muito bonita nas ruas da cidade. Agora na semifinal, os ‘Xavantes’ foram responsáveis por pagar uma parte dos salários atrasados e ainda a premiação aos jogadores que conquistaram o acesso.
F.INTERIOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário