sábado, 12 de maio de 2012

TV DIGITAL, EM BREVE !!!


O que é TV Digital?
É o sinal gratuito de TV com qualidade de som e imagem comparada a um DVD, sem chuviscos e/ou interferências. É a chamada TV em alta definição ou HDTV (High Definition TV).
 
O que vai mudar?
Sinal melhor, som de cinema e mais. A TV digital é totalmente poderá ser captada de celulares, notebooks e dispositivos menores, prontos para receber o sinal. É também interativa, ou seja, você poderá "navegar" pela programação, dando opiniões, participando de enquetes etc. As emissoras poderão transmitir mais de um programa simultaneamente ou diferentes tomadas da mesma cena (para que o telespectador escolha a melhor), entre outros benefícios.

O que preciso ter em minha casa para ver a TV Digital?
A transmissão do sinal é gratuita, mas é necessário ter um conversor digital, também chamado de set-top Box que pode ser externo ou já vir embutido em sua TV e uma antena UHF. Vale lembrar quem quiser a imagem em alta definição precisa ter uma TV com tecnologia Full HD (1080 linhas e 1920 colunas) que pode ser Plasma, LCD ou LED ou 3D.

Toda TV de plasma ou LCD está pronta para TV Digital?
Esta questão tem dois aspectos. O primeiro: sua TV de LCD ou Plasma só estará pronta para captar a TV Digital caso tenha um conversor interno. Se não tiver, então você precisa adquirir algum em um revendedor autorizado. Segundo: mesmo que tenha um conversor, sua TV só alcançará alta definição se for uma TV Full HD (1080 linhas e 1920 colunas).

Todo mundo terá que mudar para o novo sistema? Quando?
O sistema de transmissão analógica deve ser encerrado apenas em 2016, portanto, até lá será possível continuar assistindo à TV como se fez até hoje, pelo sistema analógico.

Com a TV atual que se tem em casa é possível receber o sinal da TV Digital?
Sim, desde que se tenha a antena UHF e o conversor que transformará o sinal digital em analógico. Embora limitada pela resolução da tela da TV, a imagem será melhor, sem chuviscos ou fantasmas.

A TV digital vai alterar o formato dos programas?
O formato dos programas será alterado, pois os programas gravados e transmitidos em alta definição têm formato 16:9, como no cinema, enquanto o formato da transmissão analógica é de 4:3 (os números se referem à relação entre a largura e a altura da tela da TV). Assim, a TV digital permite que se veja áreas maiores.

Todos os programas transmitidos de forma digital serão no formato 16:9? E nas TVs antigas?
Os programas em alta definição (16:9) são feitos para as TVs que exibem o formato cinema (também 16:9). Portanto, para evitar distorção nas imagens, haverá faixas pretas nos cantos da tela. Se um programa em alta definição for exibido numa TV antiga (4:3), as faixas ficarão em cima e embaixo na tela. Se o programa antigo (4:3) for exibido numa TV de alta definição (16:9), as faixas estarão nas laterais. As opções vão depender ainda das funções disponíveis no aparelho de TV que recebe as imagens.

Toda TV Digital é de alta definição?
Não. A transmissão poderá ser digital com a definição padrão, ou seja, semelhante à das transmissões analógicas. Mas, mesmo neste caso, a imagem é melhor.

Programas antigos também serão transmitidos pela TV Digital?
Sim. A grade de programação será a mesma nos dois sistemas, analógico e digital, com a vantagem das imagens dos programas "velhos" também ficarem melhor na TV digital, sem os "fantasmas" e outros ruídos.

O canal das emissoras vai mudar? Como saber qual é cada um na TV Digital?
Para sintonizar o canal digital, o usuário digita o mesmo número do canal analógico atual no controle remoto do conversor digital ou da TV integrado. Existirá ainda o recurso do canal virtual: caso um determinado canal não tenha transmissão digital no ar, o conversor sintonizará as transmissões analógicas da emissora - lembrando que alguns modelos de TV poderão não dispor deste recurso.

Será possível gravar a programação?

Terão que ser levadas em consideração as leis de direitos autorais e as regras dos donos dos programas, mas será possível gravá-los.

A TV Digital entra no ar com todas as suas funcionalidades?

Neste primeiro momento, a melhoria do som e da imagem serão o principal.
E a tão falada "interatividade"?
O Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD-T) é baseado no sistema japonês, com algumas modificações. A principal delas é a criação de um sistema de interatividade próprio, o Ginga, desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com Ginga você poderá comprar online produtos anunciados na TV, responder a testes, obter mais informações sobre determinados produtos ou programas. Os primeiros conversores com Ginga chegarão ao mercado no segundo semestre de 2009, segundo informações do Forum SBTVD.

Quem tem TV a cabo também precisa comprar um conversor?
Os canais por assinatura já são digitais, mas não têm alta definição. Alguns provedores de TV a cabo já lançaram seus conversores com, inclusive, possibilidade de gravação da programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário